Datafolha em São Paulo: Haddad tem 34%, Tarcísio vai a 23% e Rodrigo Garcia continua com 19%

Oscilações ocorreram na margem de erro e mantêm indefinição para o segundo turno

São Paulo – Nova pesquisa do instituto Datafolha sobre a disputa ao governo de São Paulo, divulgada na noite desta quinta-feira (22), mostra oscilações dentro da margem de erro. O candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Fernando Haddad, continua à frente, com 34% das intenções de voto. Já o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) agora tem 23%, enquanto o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), aparece com 19%.

Na última pesquisa do mesmo instituto, divulgada na semana passada, Haddad liderava com 36%. Tarcísio permanecia em segundo, com 22%, mas Garcia se aproximava, atingindo 19%.

Primeiro turno

  • Fernando Haddad (PT): 34% (36% no dia 15 e 35% no dia 8)
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 23% (22% e 21%)
  • Rodrigo Garcia (PSDB): 19% (19% e 15%)

As candidaturas de Antonio Jorge (DC), Carol Vigliar (UP), Elvis Cezar (PDT) e Gabriel Colombo (PCB) mantiveram 1%. Esse percentual também foi atingido por Edson Dorta (PCO), que não havia pontuado na pesquisa anterior. Agora, Altino Júnior (PSTU) e Vinicius Poit (Novo) é que não pontuaram.

Votos em branco e nulos somam 11%, mesmo percentual de uma semana atrás. Outros 9% disseram não saber (eram 7%).

Na pesquisa espontânea, em que os nomes não são apresentados, Haddad tem 21%, Tarcísio soma 13% e Garcia, 9%. Mas há 1% de menções tanto ao “candidato do PT” como ao “candidato apoiado pelo presidente”.

Segundo turno e Senado

Em cenários de segundo turno, Haddad vence Garcia por 46% a 41%. Contra Tarcísio, o petista tem vantagem maior: 49% a 38%. Mas a diferença caiu de 18 para 11 pontos percentuais – era de 54% a 36%.

No critério rejeição, Haddad tem 39%. Depois, vêm Tarcísio (27%) e Garcia (18%).

Por sua vez, na disputa pelo Senado o ex-governador Márcio França (PSB) lidera com 31%. O segundo colocado é o ex-ministro Marcos Pontes (PL), com 19%.

O Datafolha informa que foram entrevistadas 2 mil pessoas, entre terça e hoje (20 a 22), em 86 municípios de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07041/2022. (RBA – Foto Reprodução/Montagem RBA)