Novo mapa político do país mostra fragmentação: 11 partidos governarão 26 estados e o Distrito Federal

Neste segundo turno, Lula ganhou em 13 e perdeu em 14 unidades da federação

São Paulo – Concluídas as eleições no país, o novo mapa político brasileiro mostra fragmentação partidária nos governos estaduais. Onze legendas, sem contar as coligações, vão governar as 27 unidades da federação nos quatro próximos anos.

Os partidos com maior números de estados foram o PT e o União Brasil, com quatro cada. O partido do ex-presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou em quatro estados da região Nordeste: Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Formado a partir da união entre as legendas de direita DEM e PSL, o União Brasil terá o comando de estados no Centro-Oeste e Norte (Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Roraima). MDB, PSB e PSDB têm três cada. (Confira no mapa.)

Os resultados mostram divisão no país. Neste segundo turno, Lula ganhou em 13 unidades da federação e perdeu em 14. No Sudeste, teve vitória apertada em Minas Gerais (50,2%), perdendo nos demais – embora tenha vencido na cidade de São Paulo. O petista perdeu nos três estados do Sul e venceu nos nove do Nordeste. Na região Norte, ganhou em três (Amazonas, Pará e Tocantins) e perdeu em quatro (Acre, Amapá, Rondônia e Roraima).

Partido do ainda presidente, o PL triunfou em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. Já o Republicanos venceu em Tocantins e São Paulo.

(RBA/Arte RBA)