Coronavírus: Brasil tem 92 mortos e 3.417 casos confirmados de covid-19

Casos de coronavírus seguem crescendo. São Paulo ainda é o local mais afetado do país, mas isolamento começa a mostrar resultados

O Brasil soma 92 mortes e 3.417 casos confirmados de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O novo balanço foi divulgado hoje (27) pelo Ministério da Saúde. Foram 14 mortes nas últimas 24 horas, a letalidade no país segue em 2,7%. A curva de contágio e letalidade está apenas no começo da escalada e o sistema de saúde deve entrar em colapso no fim de abril, de acordo com a pasta.

São Paulo concentra o maior número de casos, com 1952, seguido pelo Rio de Janeiro, com 493; Ceará, com 282; Distrito Federal, com 230; Rio Grande do Sul, com 195; e Minas Gerais, com 189. Por região, a mais afetada segue a Sudeste, com 57% dos infectados, ou 1.952 doentes. O Nordeste tem 16% dos casos, com 593 afetados; Sul, com 14%, 463 doentes; Centro-Oeste, com 9%, 393 contaminados; e Norte, com 4% dos casos, 145 doentes.

O estado mais populoso do Brasil registra uma média de um morto a cada duas horas e 20 minutos. São 68 casos fatais e 1.223 infectados. O aumento geral foi de 14% em relação ao dia anterior. Os órgãos de saúde estimam que o número de contaminados seja, ao menos, dez vezes maior.

O presidente Jair Bolsonaro insiste em minimizar a doença. Hoje, foi veiculada uma propaganda do governo federal para induzir as pessoas a sair do isolamento, contrariando todas as autoridades de saúde e lideranças do mundo. Para desdenhar da ciência, Bolsonaro gastou R$ 4,8 milhões, dinheiro que poderia ser utilizado na saúde, por exemplo.

A adoção da quarentena, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde, já mostra resultados. Levantamento realizado pelo departamento de Física da Universidade de São Paulo mostra que a curva dos casos no estado está achatando no estado, ao contrário de outras regiões do país.