O uso de máscaras de pano pela população é eficiente?

Por causa da pandemia de COVID-19, em 2020, muito se ouve falar sobre o uso de máscaras de pano pela população. De acordo com o Ministério da Saúde, essas máscaras podem funcionar como uma barreira física contra o vírus.

Para que funcione adequadamente, no entanto, recomenda-se que ela seja feita com pelo menos duas camadas de pano, que pode ser algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos.

Essas máscaras de pano são de uso individual, não devendo ser compartilhadas nem mesmo por pessoas da mesma família. Seu uso deve ser feito por cerca de duas horas, sendo necessário trocar após esse período ou quando estiver úmida.

A lavagem da máscara deve ser feita com água sanitária, sendo necessário deixar a máscara de molho por cerca de 30 minutos.

Como utilizar máscaras descartáveis
As máscaras descartáveis são importantes para pessoas doentes e também para pessoas que cuidam de pessoas que estão com doenças transmissíveis por secreções respiratórias, como é o caso da COVID-19. Para utilizar essas máscaras, alguns cuidados devem ser tomados. Veja a seguir:

  1. Antes de utilizar a máscara, faça a adequada higienização das mãos, lavando bem com água e sabão ou utilizando álcool 70%.

  2. Verifique se a máscara está em perfeitas condições para uso, não contendo regiões rasgadas, por exemplo.

  3. Verifique o lado que deve ficar voltado para fora e identifique o lado que deve ficar para cima.

  4. Coloque a máscara no seu rosto e aperte a região da tira de metal ou borda mais rígida para que ela se adapte ao formato do nariz.

  5. Ajuste a máscara para que ela cubra a boca e o nariz e de modo a deixar o mínimo de espaço possível entre o rosto e a máscara. A parte inferior deve cobrir a boca e o queixo.

  6. Durante o uso, não toque na região da frente da máscara.

  7. Para fazer a remoção, utilize as tiras laterais e evite que a máscara entre em contato com seu corpo ou outros objetos.

  8. Descarte imediatamente a máscara em uma lixeira fechada após seu uso.

  9. Após retirar a máscara, faça a higienização das mãos.

  10. Nunca faça a reutilização de máscaras descartáveis.