Estrada da Duchen é interditada para obras de alteamento

A estrada da Duchen, na Vila Ipelândia, em Palmeiras, será totalmente interditada nesta quarta-feira (27/05) para o início das obras de alteamento da pista. O prefeito Rodrigo Ashiuchi vistoriou nesta terça-feira (26/05) a execução das intervenções, que têm como principal objetivo conter os alagamentos da via em razão da expansão da área da represa de Taiaçupeba.

Os trabalhos foram iniciados em 24 de abril pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A Prefeitura de Suzano faz o acompanhamento e a supervisão, por meio da equipe da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) e do próprio prefeito Rodrigo Ashiuchi, que solicitou as melhorias na infraestrutura da estrada vicinal ao órgão do governo estadual em fevereiro de 2019.

Ashiuchi concluiu dizendo que acompanha pessoalmente todo o processo da obra. Inclusive, nesta terça-feira, o prefeito esteve no local para verificar os serviços. Este é um pedido antigo da gestão, buscando atender a solicitação dos moradores da região. Agora, a obra está saindo do papel. O chefe do Excecutivo reiterou seus agradecimentos aos deputados estaduais Estevam Galvão de Oliveira e André do Prado por toda a ajuda e suporte a Suzano, em especial a essa demanda da estrada da Duchen.

O alteamento terá início no entroncamento da estrada da Duchen com a estrada Keida Harada. Além disso, a via já passou por drenagem subterrânea, reciclagem e aplicação de camada de asfalto binder em alguns trechos. O diretor da Upae, Rodolfo de Matteu, explicou que após a conclusão deste processo, haverá a implantação das canaletas nas laterais para fazer o escoamento da água de chuva e em seguida virá o asfalto definitivo.

A programação prevê ainda a reabilitação da sinalização horizontal da via, com 4,3 quilômetros de extensão. A expectativa é de que a obra, que está sendo executada pela empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda., seja concluída em seis meses. O investimento do governo do Estado é de R$ 4.118.983,21. A estrada da Duchen é uma importante vicinal do distrito de Palmeiras que dá acesso aos bairros Vila Ipelândia, Recreio Santa Rita, Chácara Recreio Internacional e Chácara Duchen.