Videoaulas com matérias do ensino médio ajudam alunos a se adaptar ao curso universitário

O projeto “A USP te espera” apresenta ao ingressante os conceitos fundamentais que serão usados durante o curso

Para apoiar os novos alunos em sua adaptação ao conteúdo de um curso universitário, a Pró-Reitoria de Graduação criou o projeto “A USP te espera”, uma plataforma que disponibiliza videoaulas exclusivas com temas do ensino médio considerados estratégicos para um bom aproveitamento acadêmico na graduação.

O conteúdo foi desenvolvido por professores da USP, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e deve passar por constante revisão e aperfeiçoamento. Quando estiver completa, a plataforma terá videoaulas das oito disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC): matemática, física, química, biologia, português, histórica, geografia e inglês.

“A ideia é oferecer aos alunos ingressantes a possibilidade de rever e reforçar alguns assuntos que serão muito utilizados nos cursos de graduação, antes mesmo que eles comecem as frequentar as aulas. Além disso, embora o projeto ‘A USP te espera’ faça parte do Programa de Acolhimento da Pró-Reitoria, direcionado ao aluno ingressante, é importante destacar que o conteúdo é aberto e as videoaulas podem ser muito úteis e interessantes para os alunos veteranos e também para os estudantes do ensino médio”, explicou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

As videoaulas começaram a ser produzidas ainda no ano passado, mas as gravações tiveram de ser temporariamente interrompidas por causa da pandemia. Por isso, nessa primeira etapa do projeto, apenas estão disponíveis os conteúdos de matemática, física, química e biologia.Erika Yamamoto | Arte: Jornal da USP