Seguindo tendência dos demais institutos, nova pesquisa traz ex-presidente com 50,5% dos votos válidos e vantagem se abrindo
Paulo Donizetti de Souza/RBA
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva repete tendência de alta também na pesquisa Genial/Quaest divulgada nas primeiras horas desta quarta-feira (28). Lula subiu 2 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do mesmo instituto, e agora está com 46%. Jair Bolsonaro, por sua vez, também segue o mesmo comportamento das demais sondagens, nas quais ou fica parado ou cai. No caso de hoje, perdeu 1 ponto e agora está com 33%. Desse modo, a vantagem de Lula, que era de 10 pontos na semana passada, subiu para 13.
O percentual de Lula supera também a soma dos demais adversários, que chega a 45%. Ou seja, o candidato da coligação Brasil da Esperança venceria no primeiro turno, pois estaria com 50,5% dos votos válidos, 1 ponto acima dos demais – mas ainda dentro de uma margem de erro apertada.
Ocorre que é a primeira vez que a pesquisa Genial/Quaest traz Lula matematicamente em posição de evitar o segundo turno. Além disso, a curva do candidato do PT é de alta. “Como Lula já tem, na margem de erro da pesquisa, vantagem matemática para vencer a eleição no primeiro turno, o voto útil pode ampliar essa possibilidade. Entre eleitores de Ciro, Tebet e outros candidatos, 24% mudariam o voto para Lula vencer no 1º turno”, diz o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
Dos eleitores de Ciro, 27% mudariam o voto para Lula vencer no 1º turno (ou seja, 1,62 pontos); dos eleitores de Tebet, 30% (ou 1,5 ponto). Isso daria para Lula 49,12% dos votos totais, ou 53,9% de votos válidos, observa Nunes.
Além disso, a rejeição do presidente Bolsonaro passou de 52% para 55%, enquanto a rejeição de Lula passou de 47 para 44%. Ou seja, a maré está totalmente desfavorável para Bolsonaro reverter o quadro.
Intenção de voto estimulada para presidente
Ciro Gomes (PDT) tem 6%, Simone Tebet (MDB), 5% e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%. Felipe D’Avila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.
- Lula (PT) — 46%
- Bolsonaro (PL) — 33%
- Ciro Gomes (PDT) — 6%
- Simone Tebet (MDB) — 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%
- Felipe D’Avila (Novo) — 0
- Vera Lucia (PSTU) — 0
- Sofia Manzano (PCB) — 0
- Padre Kelmon (PTB) — 0
- Leonardo Péricles (UP) — 0
- José Maria Eymael (DC) — 0
- Indecisos – 5%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 4%
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2 mil pessoas entre 24 e 27 de setembro, presencialmente, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento tem registro número BR-04371/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em um eventual segundo turno, Lula supera Bolsonaro por 52% a 38%.
Foto: Ricardo Stuckert