Na ‘prévia’ da inflação, preços dos alimentos sobem e combustíveis caem. Índice fica abaixo de 2022

IPCA-15 variou 0,33% em novembro, bem abaixo de igual período do ano passado. Em 12 meses, fica abaixo dos 5% (4,84%)

São Paulo – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a inflação oficial, variou 0,33% neste mês, acima de outubro e abaixo de novembro do ano passado. Com esse resultado, divulgado nesta terça-feira (28) pelo IBGE, a “prévia” soma 4,30% no ano. Em 12 meses, está acumulada em 4,84%, ante 5,05% no período imediatamente anterior.

De acordo com o instituto, oito dos nove grupos tiveram alta, com destaque para Alimentação e Bebidas: 0,82% e impacto de 0,17 ponto percentual. Ou seja, metade do resultado total de novembro.

Alimentos e despesas pessoais
Com variação de 1,06%, o item alimentação no domicílio subiu após cinco quedas seguidas. O IBGE cita, entre outros, produtos como cebola (30,61%), batata inglesa (14,01%), arroz (2,60%), frutas (2,53%) e carnes (1,42%). Entre as quedas, feijão carioca (-4,25%) e leite longa vida (-1,91%).

Já a alimentação fora do domicílio (0,22%) teve resultado similar ao de outubro (0,21%). Enquanto a refeição subiu 0,22%), o lanche registrou aumento de 0,35%, depois de cair no mês passado.

Por sua vez, o grupo Despesas pessoais subiu 0,52%. Influenciado, segundo o IBGE, “pelas altas do pacote turístico (2,04%), da hospedagem (1,27%) e do serviço bancário (0,63%)”.

Gasolina e etanol têm preço menor
No grupo Transportes (0,18%), o subitem passagem aérea subiu 19,03% e representou o maior impacto individual no mês (0,16 ponto). Já o táxi também teve alta de 2,60%, com reajustes em Porto Alegre e São Paulo. Por outro lado, o ônibus urbano caiu 1,35%, mesmo com reajuste em Salvador. O preço dos combustíveis caiu 2,11%, em média. O IBGE apurou queda de 2,49% no etanol e 2,25% na gasolina, além de -0,57% no gás veicular. O óleo diesel aumentou 1,12%.

“Ainda em Transportes, em função da gratuidade nos transportes metropolitanos concedida a toda a população de São Paulo (0,65%), nos dias de realização das provas do Enem (05/11 e 12/11), foi registrada a redução de 6,25% nos subitens trem, metrô, ônibus urbano e integração de transporte público”, informa o instituto.

Em Habitação (alta de 0,20%), a energia elétrica residencial subiu 0,42%, após reajustes em Brasília, Goiânia e São Paulo. A taxa de água e esgoto também aumentou (0,45%), com reajuste em Fortaleza e Salvador, enquanto o gás encanado (0,13%) teve reajuste no Rio de Janeiro.

Assim, entre as áreas pesquisadas, o índice que mede a inflação variou de -0,12% (Salvador) a 0,61% (Brasília). Em 12 meses, vai de 3,79% (Rio) a 5,70% em Brasília. Na Grande São Paulo, ficou em 5,07%.

O IPCA e o INPC deste mês serão divulgados em 12 de dezembro.

Redação RBA