Fiocruz lança série de vídeos em Libras sobre pandemia de Covid-19

Os vídeos sobre a pandemia de Covid-19 estão com legendas, narração e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Com o objetivo de garantir o direito à comunicação e informação e em acordo com a Política da Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem ampliando a criação de vídeos com medidas de acessibilidade. A instituição lançou vídeos acessíveis relacionados à pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, com narração, legenda e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). São entrevistas, coberturas de eventos, orientações gerais à população e muitas outras produções. Informe-se e compartilhe conteúdo de qualidade sobre a Covid-19.

Toda essa produção tem sido reunida na área especial sobre o novo coronavírus do Portal Fiocruz e também na Biblioteca Virtual de Saúde da instituição (BVS Fiocruz), por meio de ações do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (CTIC/Icict), e do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade da unidade (GT Acessibilidade Icict).

A implementação de tradução para Libras, de legendagem e áudio está entre as medidas já adotadas pela Fiocruz em seus materiais audiovisuais sobre o novo coronavírus. A instituição vem fortalecendo suas práticas informacionais e comunicacionais para serem mais inclusivas, em acordo com sua política institucional para acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e sua política de comunicação, e, ao todo, já são cerca de 70 vídeos com recursos de acessibilidade sobre Covid-19 e a produção nas unidades da Fundação continua, conforme ressalta Luciane Ferrareto, coordenadora do Projeto Empregabilidade Social da Pessoa Surda, da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz.

Acesse todos os vídeos sobre a pandemia em Libras

Fonte: Fiocruz